Comportamento

Cultura

Esportes

Política e Economia

Serra Pelada, no Pará, foi o maior garimpo a céu aberto do mundo. Só em 1983 saíram de lá 14 toneladas de ouro. No ano seguinte, Ernesto Varela foi até o garimpo para explorar uma verdadeira cidade de lama habitada por 40 mil homens — e só homens. A reportagem mostra a vida e os sonhos dos brasileiros que cavam a terra na esperança de enriquecer rápido.

Varela em Serra Pelada 1 11:05

Varela em Serra Pelada 1 Varela vai a Serra Pelada no pico de ocupação do maior garimpo à céu aberto do mundo. Mostra a cidade artificial habitada 40 mil homens cujas mentes só se ocupam com uma coisa: encontrar ouro.

Varela em Serra Pelada 2 08:58

Varela em Serra Pelada 2 Varela e equipe descem dentro da cava, a gigantesca cratera formada pelas escavações em Serra Pelada. São entrevistados vários garimpeiros, dos que ficaram milionários aos que nunca viram sinal do ouro.

No México em 1986, a geração do futebol-arte que perdeu a Copa de 1982 tem uma segunda chance. Varela finge que é assistente do câmera Valdeci e mostra os jogos da seleção brasileira de dentro do campo. Fora do futebol, Varela visita uma tourada e questiona o cartola e político Nabi Abi Chedid, chefe da delegação brasileira, sobre a proibição de falar sobre política imposta por ele aos jogadores da seleção. É neste embate de ideias que surge a pergunta antológica: “Qual é a sua próxima jogada?”

COPA 86: Nabi 06:19

COPA 86: Nabi Em ano de eleições, a CBF proíbe os jogadores de falarem sobre política. Varela burla essa proibição numa conversa tensa (e divertida) com o cartola e político Nabi Abi Chedid.

Em breve

COPA 86: Centro de imprensa 0:00

COPA 86: Centro de imprensa Na Cidade do México, em 1986, jornalistas de 34 nações se preparam para cobrir a Copa do Mundo. Dentro do centro de imprensa, Varela mostra algumas das 5 mil bocas que irão transmitir os jogos.

COPA 86: Corrida de touros 12:28

COPA 86: Corrida de touros Varela momentaneamente deixa o futebol de lado e vai conhecer uma tourada. Muitos mexicanos consideram o evento mais emocionante que a Copa do Mundo.

Em breve

COPA 86: Dentro do campo 0:00

COPA 86: Dentro do campo Varela se disfarça de assistente do câmera Valdeci para mostrar os jogos da seleção brasileira de um lugar privilegiado: dentro do gramado.

Em breve

COPA 86: Fora da bola 0:00

COPA 86: Fora da bola Varela caminha pelas ruas entrevistando torcedores e ambulantes. Também esbarra em gente famosa como o jornalista Carlos Nascimento, o centroavante Casagrande, e um quase irreconhecível Rei Pelé, que fala sobre futebol, política e amor.

Em breve

COPA 86: Treino da seleção 0:00

COPA 86: Treino da seleção Depois do fracasso na Copa de 82, a geração do futebol-arte tem nova chance no México em 86. Antes da estreia, em vez de fazer perguntas aos jogadores, Varela decide escutar o coração deles.

A MTV chegou ao Brasil em 1990. Na estreia da emissora musical, Ernesto Varela apresenta Netos do Amaral, uma paródia das antigas reportagens nacionalistas de Amaral Netto, o Repórter. A série de documentários inclui a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o fenômeno do reggae em São Luís do Maranhão, um passeio no Oiapoque e as festas de aparelhagem em Belém do Pará.

NETOS DO AMARAL: 7 de Setembro 07:43

NETOS DO AMARAL: 7 de Setembro No dia da Independência, Ernesto Varela vai ao desfile pelas ruas de São Luís do Maranhão. Pergunta a alunos, militares e autoridades: o Brasil está independente de quem?   Baseado em material originalmente produzido por VideoFilmes Produções Artísticas Ltda. sob direção de Eder Santos.

NETOS DO AMARAL: Caipira country 11:24

NETOS DO AMARAL: Caipira country No primeiro episódio da série na recém-chegada MTV, Varela investiga como a figura do caipira foi alterada pela chegada da música country e da moda dos agroboys em Barretos.   Baseado em material originalmente produzido por VideoFilmes Produções Artísticas Ltda. sob direção de Eder Santos.

NETOS DO AMARAL: Festas de aparelhagem 17:42

NETOS DO AMARAL: Festas de aparelhagem Muitos anos antes de Calypso, Varela vai ao Pará mostrar as festas de aparelhagem: o batuque turbinado por muitos watts de potência. Baseado em material originalmente produzido por VideoFilmes Produções Artísticas Ltda. sob direção de Eder Santos

NETOS DO AMARAL: O começo do Brasil 15:41

NETOS DO AMARAL: O começo do Brasil Ernesto Varela vai ao extremo Norte do Brasil. No Oiapoque, embarca com brasileiros que cruzam de canoa a nossa única fronteira com a Europa — a Guiana Francesa, território da França na América do Sul.   Baseado em material originalmente produzido por VideoFilmes Produções Artísticas Ltda. sob direção de Eder Santos.

NETOS DO AMARAL: Reggae no Maranhão 14:10

NETOS DO AMARAL: Reggae no Maranhão Varela apresenta São Luís do Maranhão, cidade fundada por franceses, colonizada por portugueses, ocupada por holandeses e invadida pelo reggae jamaicano.   Baseado em material originalmente produzido por VideoFilmes Produções Artísticas Ltda. sob direção de Eder Santos

Uma praia no Azerbaijão, uma fazenda comunista, uma linha de produção para cirurgia de olhos… Varela e Valdeci viajaram União Soviética em 1985 e viram de tudo na potência do bloco socialista. Conheceram também São Petersburgo, berço da revolução soviética, a capital Moscou e o Festival da Juventude, com direito a delegação brasileira liderada pelo então jovem deputado Aécio Neves. Em todos esses passeios, foram vigiados por agentes da KGB identificados como guias turísticos.

Em breve

URSS: A foice e o martelo 0:00

URSS: A foice e o martelo Visita a uma fazenda comunista, onde donas das casas e motoristas de tratores dividem a renda entre si. As pessoas têm uma rotina de trabalho que lembra uma fábrica, só que no campo.

Em breve

URSS: A orelha do livro da história da URSS 16:26

URSS: A orelha do livro da história da URSS Na primeira reportagem da série, Varela resume a história da URSS dos primórdios até hoje. Durante toda viagem, a equipe é acompanhada por um agente soviético que supervisiona tudo. Ou quase tudo.

Em breve

URSS: Cirugião de olhos 0:00

URSS: Cirugião de olhos Varela entra na sala de cirurgia do revolucionário oftalmologista soviético Nikolayevich Fyodorov. Conhecido por ter criado uma "linha de montagem" de procedimentos cirúrgicos, Fydorov opera até cinco pacientes simultaneamente.

Em breve

URSS: Festival da juventude comunista 15:30

URSS: Festival da juventude comunista Reportagem sobre o décimo-segundo Festival da Juventude, a principal justificativa da ida da equipe de Varela à URSS. A delegação brasileira é eclética: vai dos políticos Aécio Neves e Sarney Filho aos músicos Martinho da Vila, Fagner e os integrantes da banda Blitz.

Em breve

URSS: Moscou 0:00

URSS: Moscou Pelas ruas de Moscou, Varela tenta entender junto aos moradores por que uma banana custa o equivalmente à somatória das contas de gas, água e luz.

URSS: o convite comunista 0:00

URSS: o convite comunista Varela recebe de seu chefe uma missão para a produção de uma série de reportagens na União Soviética. Leigo no assunto, o repórter pede ajuda ao povo nas ruas, a um dirigente do Partido Comunista Brasileiro e à apresentadora Hebe Camargo.

URSS: Verão no Azerbaijão 16:38

URSS: Verão no Azerbaijão No verão, Baku, a capital do Azerbaijão banhada pelo mar Cáspio, é o sonho de consumo dos trabalhadores soviéticos. Lá, a liberdade é ainda mais vigiada, com cinco agentes seguindo a equipe. Varela mostra o muro que divide as classes na praia e participa de uma autêntica pelada com os comunistas.

Todos os vídeos