COMÍCIO DAS DIRETAS 1 00:00:00.00 --> 00:00:00.00 2 00:00:27.18 --> 00:00:28.12 Está gravando aí? 3 00:00:29.09 --> 00:00:29.28 Ah, está gravando? 4 00:00:30.27 --> 00:00:32.29 Boa noite, senhor Goulart de Andrade. 5 00:00:33.00 --> 00:00:36.10 Novamente com você, o seu repórter Ernesto Varela. 6 00:00:36.23 --> 00:00:40.22 Nós estamos aqui... Tá bom... 7 00:00:44.18 --> 00:00:46.11 Boa noite, senhor Goulart de Andrade. 8 00:00:46.12 --> 00:00:49.17 Novamente com você, o seu repórter Ernesto Varela. 9 00:00:49.27 --> 00:00:53.19 Nós estamos aqui no comício pelas eleições diretas. 10 00:00:54.03 --> 00:00:57.29 E vocês já devem ter visto muitas matérias sobre esse comício 11 00:00:58.07 --> 00:01:00.20 que acontece aqui hoje, quinta-feira, 12 00:01:00.21 --> 00:01:02.19 na cidade de São Paulo. Por isso, 13 00:01:02.20 --> 00:01:07.03 eu vou mostrar para você hoje como as pessoas da imprensa 14 00:01:07.04 --> 00:01:09.20 trabalharam e mostraram esse comício. 15 00:01:09.26 --> 00:01:13.06 Jornalistas, repórteres, iluminadores, câmeras, 16 00:01:13.15 --> 00:01:16.08 pessoas que fazem, como eu, da sua vida 17 00:01:16.09 --> 00:01:19.24 uma entrega à profissão de repórter. 18 00:01:20.03 --> 00:01:20.15 Vamos lá. 19 00:01:021.13 --> 00:01:23.27 ... e a Polícia Civil estão preparadas. 20 00:01:24.05 --> 00:01:28.22 Estão preparadas para manterem a ordem e a tranquilidade 21 00:01:29.02 --> 00:01:30.09 aqui na Praça da Sé. 22 00:01:30.16 --> 00:01:32.02 Você tem uma voz muito bonita. 23 00:01:32.20 --> 00:01:35.14 Que tipo de pastilha que você usa, Antônio? 24 00:01:35.19 --> 00:01:37.16 Olha, infelizmente eu não uso nenhuma. 25 00:01:37.18 --> 00:01:39.29 Queria eu usar alguma para facilitar 26 00:01:40.04 --> 00:01:41.26 e diminuir a dor que estou sentindo 27 00:01:41.28 --> 00:01:43.10 lá no fundo da minha garganta. 28 00:01:43.27 --> 00:01:47.21 Osmar, porque você escolheu essa profissão de repórter? 29 00:01:48.23 --> 00:01:51.06 Ah, isso foi naturalmente na minha vida. 30 00:01:51.07 --> 00:01:53.05 Não foi nada assim, produzido, preparado, 31 00:01:53.06 --> 00:01:54.15 “eu quero ser isso, eu vou ser isso.” 32 00:01:54.27 --> 00:01:56.11 Eu sempre gostei muito de rádio. 33 00:01:56.14 --> 00:01:58.19 Desde garotinho eu ouvia, imitava os locutores. 34 00:01:59.01 --> 00:02:01.03 Mas nunca imaginava que eu pudesse ser. 35 00:02:01.15 --> 00:02:03.21 E agora que você está na televisão: 36 00:02:03.27 --> 00:02:05.10 a sua família gostou? 37 00:02:05.11 --> 00:02:07.14 Agora está te vendo na televisão? 38 00:02:07.18 --> 00:02:09.05 – Como é que é isso? – Ah, eles gostam. 39 00:02:09.15 --> 00:02:11.16 A minha mãe no interior tem chance de me ver todo dia, 40 00:02:11.17 --> 00:02:12.29 eu dou tchauzinho para ela. 41 00:02:13.00 --> 00:02:15.17 Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha. 42 00:02:15.18 --> 00:02:16.09 Obrigado, Osmar. 43 00:02:17.09 --> 00:02:19.21 Por que é que o jornalista está sempre reclamando? 44 00:02:19.25 --> 00:02:21.21 Está sempre reclamando... 45 00:02:21.22 --> 00:02:23.03 Porque ele é um reclamão? 46 00:02:23.09 --> 00:02:25.10 Acho que faz parte da nossa personalidade. 47 00:02:25.17 --> 00:02:27.27 – É? – Eu acho que essa frustração diária 48 00:02:28.07 --> 00:02:30.13 de não conseguir se colocar inteiramente 49 00:02:30.28 --> 00:02:33.08 faz com que a gente viva se queixando da vida. 50 00:02:33.15 --> 00:02:35.28 É verdade, é verdade. Vamos trabalhar então, né. 51 00:02:36.06 --> 00:02:36.16 Obrigado. 52 00:02:45.26 --> 00:02:46.29 Olha só: 53 00:02:47.00 --> 00:02:49.22 para um grande artista, um grande microfone, 54 00:02:49.23 --> 00:02:50.20 como vocês estão vendo. 55 00:03:02.24 --> 00:03:05.26 A imprensa às vezes é imprensada. 56 00:03:17.23 --> 00:03:19.09 Ô, Henfil, por favor. 57 00:03:20.07 --> 00:03:22.29 Você agora está se iniciando na carreira de repórter 58 00:03:23.00 --> 00:03:24.21 na RTC também. É verdade? 59 00:03:25.05 --> 00:03:27.25 Estou. Apresentando lá na RTC. 60 00:03:29.17 --> 00:03:32.13 Qual foi a sua vocação para repórter, Henfil? 61 00:03:32.19 --> 00:03:33.27 Quando ela nasceu? 62 00:03:35.08 --> 00:03:38.24 Nasceu com a incompetência generalizada, 63 00:03:38.28 --> 00:03:40.12 porque eu achava... 64 00:03:40.29 --> 00:03:45.01 – Incompetência de...? – Do pessoal, no sentido de que 65 00:03:45.04 --> 00:03:47.26 eu acho que não é possível mais. 66 00:03:48.00 --> 00:03:50.13 Então toda essa minha articulação, 67 00:03:50.27 --> 00:03:52.09 quer dizer, está a serviço. 68 00:03:52.13 --> 00:03:53.17 Então eu acho que é exatamente isso. 69 00:03:54.14 --> 00:03:56.21 Eu não entendi nada do que você disse, Henfil. 70 00:03:56.22 --> 00:03:58.28 Você está um repórter muito confuso. 71 00:03:59.09 --> 00:04:01.03 Então: competente. 72 00:04:03.24 --> 00:04:08.21 Todo repórter tem um patrão. Quase que eu não consigo falar. 73 00:04:09.12 --> 00:04:13.08 E você acha que o repórter consegue falar mais o que ele pensa 74 00:04:13.09 --> 00:04:16.02 ou o que o seu patrão acha que ele deve pensar? 75 00:04:16.13 --> 00:04:17.23 Olha, o patrão não pensa nada, 76 00:04:17.25 --> 00:04:19.24 mas o padrão é que é o problema. 77 00:04:20.02 --> 00:04:24.12 Então nós temos um padrão de som, então isso complica. 78 00:04:25.09 --> 00:04:28.13 Nós temos um padrão de imagem, isso complica, né. 79 00:04:29.28 --> 00:04:32.05 Esse padrão que é o problema, não é isso? 80 00:04:32.10 --> 00:04:35.05 E agora eu acho que a gente devia continuar conversando assim 81 00:04:35.06 --> 00:04:36.28 porque isso é contra o padrão. 82 00:04:37.17 --> 00:04:40.04 – O problema nosso é o padrão! – Não é o patrão? 83 00:04:40.05 --> 00:04:41.00 É o padrão! 84 00:04:41.10 --> 00:04:43.10 Ele geralmente vem lá de cima, não é? 85 00:04:44.07 --> 00:04:45.29 Esse é o problema: o padrão. 86 00:04:46.23 --> 00:04:47.09 Espera só um pouquinho. 87 00:04:47.10 --> 00:04:49.28 O nosso repórter Henfil sujou a lente. 88 00:04:53.04 --> 00:04:54.00 Vamos embora agora. 89 00:04:58.13 --> 00:05:01.10 Quais são os próximos passos nessa caminhada democrática? 90 00:05:02.08 --> 00:05:05.25 Nós vamos fazer várias apresentações, showmícios, 91 00:05:05.26 --> 00:05:08.05 como se chamam, pelo Brasil a fora... 92 00:05:08.08 --> 00:05:10.19 Isso são duas equipes trabalhando em conjunto. 93 00:05:11.06 --> 00:05:12.25 Estamos todos empenhados na campanha, né. 94 00:05:13.14 --> 00:05:14.05 E vai pegar mesmo? 95 00:05:14.29 --> 00:05:16.23 Eu acho que sim, a não ser se eles se fizerem de surdo. 96 00:05:16.24 --> 00:05:19.08 Se se fizerem de surdos, né... 97 00:05:20.05 --> 00:05:22.14 Senão eu acho que isso vai ecoar 98 00:05:22.15 --> 00:05:24.04 e vai chegar lá aonde deve chegar. 99 00:05:24.20 --> 00:05:25.04 Obrigado. 100 00:05:25.05 --> 00:05:26.11 Esse foi o pronunciamento do Chico Buarque. 101 00:05:28.28 --> 00:05:32.15 Por favor, porque você escolheu essa profissão de repórter? 102 00:05:33.16 --> 00:05:34.28 Pois é, né, coisa de família. 103 00:05:34.28 --> 00:05:36.24 Meu pai é jornalista, minha mãe é jornalista, 104 00:05:36.25 --> 00:05:39.04 meu irmão é jornalista, só podia dar nisso, né? 105 00:05:39.05 --> 00:05:41.01 Profissãozinha desgraçada. 106 00:05:42.02 --> 00:05:44.25 Esses repórteres são todos uns insatisfeitos. 107 00:05:44.26 --> 00:05:47.02 Mas eles gostam de reclamar mesmo, 108 00:05:47.03 --> 00:05:48.24 faz parte da profissão deles. 109 00:05:48.26 --> 00:05:49.10 Vamos lá. 110 00:05:51.13 --> 00:05:55.09 Eu estou aqui com um colega repórter da Folha de São Paulo, 111 00:05:55.10 --> 00:05:56.04 o Miguel de Almeida. 112 00:05:57.04 --> 00:06:00.10 Miguel, porque você escolheu esta profissão? 113 00:06:02.03 --> 00:06:03.28 Eu precisava viver. Eu sou poeta, 114 00:06:03.29 --> 00:06:05.22 sou escritor e precisava sobreviver. 115 00:06:06.11 --> 00:06:09.17 E por acaso o jornalismo dá um certo dinheirinho para a gente 116 00:06:10.01 --> 00:06:12.18 comprar uns livros, fazer umas viagenzinhas. 117 00:06:13.06 --> 00:06:17.01 E pagar alguns hotéis, às vezes, para as gatas. 118 00:06:17.22 --> 00:06:20.16 Você então está realizado, pelo que eu vejo, 119 00:06:20.17 --> 00:06:21.12 com a sua profissão. 120 00:06:22.00 --> 00:06:23.11 Não, de modo algum. 121 00:06:24.00 --> 00:06:25.03 Estou aqui com o Tramontina, 122 00:06:25.04 --> 00:06:27.11 que é um colega repórter da TV Globo. 123 00:06:27.24 --> 00:06:31.02 Tramontina, por que você escolheu esta profissão? 124 00:06:31.20 --> 00:06:32.08 Por quê? 125 00:06:32.15 --> 00:06:34.25 Eu escolhi essa profissão porque eu achei que podia 126 00:06:34.26 --> 00:06:35.15 me dar bem com ela. 127 00:06:36.29 --> 00:06:40.29 Você sente que os patrões fazem a gente 128 00:06:41.05 --> 00:06:42.14 não dizer o que a gente quer, 129 00:06:42.15 --> 00:06:45.17 mas sim uma linha que a gente acaba fazendo, um padrão? 130 00:06:46.22 --> 00:06:47.11 Eu acho que sim. 131 00:06:47.17 --> 00:06:48.26 Eu acho que na medida em que você entra 132 00:06:48.27 --> 00:06:49.29 para trabalhar numa empresa, 133 00:06:50.00 --> 00:06:51.27 um jornal, um rádio, um emissora de televisão 134 00:06:52.26 --> 00:06:54.26 – jornal, rádio, televisão, tudo é empresa – 135 00:06:54.27 --> 00:07:00.03 então você logicamente se obriga a seguir a linha ditada pela empresa. 136 00:07:01.04 --> 00:07:02.08 Você vai entrar no ar agora? 137 00:07:02.27 --> 00:07:04.02 Nós vamos entrar, nós vamos fazer o boletim agora. 138 00:07:06.21 --> 00:07:09.12 Você fala o que você quer, geralmente, no seu trabalho? 139 00:07:09.17 --> 00:07:12.02 Eu tenho uma postura muito sincera no meu trabalho: 140 00:07:12.08 --> 00:07:13.11 eu faço o que quero. 141 00:07:13.17 --> 00:07:15.04 Essa é minha parte do trabalho. 142 00:07:15.09 --> 00:07:17.09 Daí para frente, o que vai para o ar, já não é trabalho meu. 143 00:07:18.01 --> 00:07:18.21 Põe o que quiser. 144 00:07:18.28 --> 00:07:20.14 É o trabalho do editor, né? 145 00:07:21.01 --> 00:07:22.00 Para quem não sabe, 146 00:07:22.01 --> 00:07:25.10 o editor é a pessoa encarregada de escolher, 147 00:07:25.11 --> 00:07:29.23 segundo a sua vontade, os melhores trechos das matérias 148 00:07:29.24 --> 00:07:32.15 que os repórteres mandam para ele. Por exemplo: 149 00:07:32.17 --> 00:07:36.16 agora eu estou falando para vocês e não sei se esse trecho 150 00:07:36.17 --> 00:07:38.29 o editor vai escolher para jogar para vocês. 151 00:07:39.04 --> 00:07:40.22 Principalmente porque, na televisão, 152 00:07:40.23 --> 00:07:42.17 os editores são muito rigorosos. 153 00:07:42.27 --> 00:07:49.08 Eles fazem, às vezes, a gente fazer coisas que a gente não fez. 154 00:07:49.09 --> 00:07:52.11 Não fez – Não fez – Não fez – Não fez – 155 00:07:53.07 --> 00:07:56.10 Então, quer dizer, isso daí ele já deve ter cortado, 156 00:07:56.11 --> 00:07:57.17 então eu vou parar de falar. 157 00:07:58.16 --> 00:08:02.03 Eu estou aqui com um colega repórter, o Tonico, da TV Globo. 158 00:08:02.15 --> 00:08:04.26 Tonico, porque você escolheu essa profissão? 159 00:08:07.21 --> 00:08:09.08 Bom, eu escolhi há muito tempo, né. 160 00:08:09.22 --> 00:08:11.01 Eu escolhi em 1967, 161 00:08:11.02 --> 00:08:14.07 mas porque eu fazia jornaizinhos de oposição quando eu era estudante. 162 00:08:14.19 --> 00:08:18.08 Ah é? E hoje você faz uma coisa um pouco diferente, né? 163 00:08:18.11 --> 00:08:20.04 Eu faço agora jornalão da situação. 164 00:08:21.05 --> 00:08:24.08 Por exemplo: porque a TV Globo não comentou tanto 165 00:08:24.09 --> 00:08:26.15 as eleições diretas desta vez? 166 00:08:27.10 --> 00:08:29.05 É uma decisão da direção da empresa, 167 00:08:30.18 --> 00:08:32.07 do presidente da empresa, de não cobrir. 168 00:08:32.11 --> 00:08:34.10 Até dois dias atrás. 169 00:08:34.20 --> 00:08:37.02 – Agora está cobrindo. – Agora estamos cobrindo. 170 00:08:38.27 --> 00:08:41.18 Eu vou conversar agora com um colega repórter: 171 00:08:41.25 --> 00:08:44.14 Luciano Borges, da TV Gazeta. 172 00:08:45.06 --> 00:08:49.18 Luciano, porque você escolheu essa profissão de repórter? 173 00:08:51.14 --> 00:08:55.13 Eu acabo conhecendo um monte de gente importante. VIP. 174 00:08:55.26 --> 00:08:57.18 Você vê, aqui, hoje, só tem VIP. 175 00:08:58.15 --> 00:09:00.07 – Impressionante. – Isso é bom, né? 176 00:09:01.05 --> 00:09:03.12 Dá um status. Minha mãe chega todo dia, 177 00:09:03.28 --> 00:09:06.07 eu moro numa vilinha, daquelas de família italiana, 178 00:09:06.20 --> 00:09:07.23 e conta para todo mundo. 179 00:09:07.24 --> 00:09:11.08 Assim, hoje ele entrevistou o Figueiredo, 180 00:09:11.13 --> 00:09:14.07 entrevistou o Maluf, ele foi ontem no comício 181 00:09:14.08 --> 00:09:15.21 e viu um monte de gente importante. 182 00:09:16.01 --> 00:09:18.13 Como foi que você chegou até a TV Gazeta? 183 00:09:19.24 --> 00:09:23.08 Eu tinha uma namorada. Ela era aluna do Objetivo. 184 00:09:24.07 --> 00:09:27.03 Eu nunca tive saco de ficar vendo aluno do Objetivo. 185 00:09:27.04 --> 00:09:30.00 Então eu subia e ficava andando na Rádio Gazeta 186 00:09:30.04 --> 00:09:33.18 vendo o estúdio que tinha lá, antigo, os programas. 187 00:09:33.28 --> 00:09:34.23 Aí um dia eu falei assim: 188 00:09:34.24 --> 00:09:36.03 eu vou trabalhar nessa coisa aqui. 189 00:09:36.04 --> 00:09:36.28 E trabalhei. 190 00:09:39.05 --> 00:09:43.17 Bem, e agora, como dizia meu colega repórter do Jornal Nacional, 191 00:09:43.18 --> 00:09:45.18 Cide Moreira: Boa noite.